terça-feira, 23 de julho de 2013

O Papa chegou...

São tantas opiniões sobre a vinda do Papa, há argumentos para todos os gostos e preferências. Que o Papa Francisco parece ser gente boa, disso não posso duvidar, mostra uma humildade franciscana que agrada a muitos, sim, isso é admirável e até digno de nota. Porém, o que se discute vai muito além da personalidade do Papa do momento, é uma figura que traz consigo, que representa uma igreja, uma religião, uma visão de mundo, uma ideologia por muitos adotada e também imposta.
Bem, e como toda visão de mundo e toda ideologia pretende ser indiscutível, inquestionável e absoluta, quer apontar o que se deve pensar e como se deve pensar, aquilo que deve ser valorizado ou não, o que se deve ou não fazer, e tudo, tudo isso deve ser aceito sem que se possa pedir explicações, um verdadeiro dogma. Mas não estou aqui para fazer julgamentos, especialmente porque é inegável o fato de que todas, eu disse todas as religiões sofrem do mesmo mal da verdade absoluta, umas mais, outras menos, ao meu ver o que as torna melhor e diferentes umas das outras é justamente o grau de tolerância e porque não dizer de aceitação para com as demais. 
E finalmente não poderia deixar de comentar sobre alguns discursos que tenho visto sobre a vinda do Papa, do gasto público exorbitante para um Estado que se diz laico. É bem plausível esse tipo de discurso, concordo que se o Estado é laico, não poderia ou pelo menos não deveria pagar a conta e se o faz, deve fazê-lo também para outros líderes religiosos, ou o Estado além de não ser laico, é também católico? Aí não dá, não é?
 Vi algo que um internauta comentou e eu concordo plenamente: "Se o Estado é laico não deveria estar metido nisso e quem deveria custear a vinda do Papa é a igreja que ele representa, a igreja católica."

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante quando diz que o Estado é laico. Então deveria dar o mesmo tratamento a outros Lideres Religiosos.

    Seguindo esta sua linha de elucidação minha cara Blogueira, Gostaria aqui de deixar minha humilde contribuição com uma pequena intromissão neste assunto tão oportuno, que é a visita do papa Chiquinho ao Brasil.

    O Brasil vem consolidando cada vez mais a sua politica internacional para variados assuntos, mas abordarei aqui o religioso já que todos comentam.

    Seria a hora do Brasil fazer o Mesmo com o líder Tibetano Budista Dalai e lama ou, será que não se importaria com que os chineses poderiam pensar... Caso o Brasil desse este tratamento?

    Que dizer também se o mesmo fosse feito ao líder religioso do Irã, ayatolá Ali Khamenei, inimigo Declarado dos EUA? Para não ser Julgado pela Batuta dos leitores radicais deste Blog, prefiro me abster de citar outros lideres, como do: do Fatah,Hamas e Hezbollah.

    Hilario seria ver Joaquim Barbosa, Dilma e Outros figurões Bigodudos e pançudos desfilarem em carro aberto, nas movimentadas e violentas ruas e Av do Brasil.

    23 de julho de 2013 09:56

    ResponderExcluir