quinta-feira, 18 de julho de 2013

A "res publica" é pública?!

A "res publica" ou coisa pública em um conceito simplificado quer significar aquilo que é de todos, é patrimônio que pertence à coletividade, assim sendo, a ela deve servir. 
Mas o que acontece em nosso país? Por que a coisa pública é vista e tratada por aqueles que a administram, como se fosse a extensão de sua casa, um bem particular?
Talvez porque predomine a ideia de que o que é de todos não pertence a ninguém e se não é de ninguém pode-se apoderar dela. Porém essa mentalidade, seja ela dolosa ou culposa, jamais deveria existir, posto que ao administrador da coisa pública e especialmente a ele cabe defendê-la, vigiá-la e cuidar para que seja usada em prol da coletividade sempre! Ao administrador foi confiada a "res publica", a ele foi dada a tarefa de zelar e distribuir, fazer com que os benefícios que ela proporciona, possam chegar a todos sem exceção. Mas o que se vê é justamente o inverso, o saque do que é do povo em benefício próprio, a gastança geral, todos querem "tirar uma casquinha" (eufemismo, rs)! Razão pela qual há que se ter bem definida a fronteira que separa o público do privado, as duas coisas guardam grandes distinções, até mesmo de natureza. 
De outro lado, o povo, não generalizando, é claro, trata o bem público com total desprezo, como se o que é público não prestasse e devesse ser destruído, dilapidado pelo simples fato de ser público, o pensamento segue mais ou menos esse raciocínio: tal bem é de político tal ( na maioria das vezes a função é confundida com a figura política), e se esse bem é de fulano, vamos destruí-lo, agindo assim acaba por depredar aquilo que ele mesmo "ajudou a adquirir."
Mudar essa forma de pensar é algo da ordem da educação e da conscientização, elementos indispensáveis à formação de cidadãos. Povo cidadão e político/administrador cidadão, ambos conscientes de que a coisa pública deve ser respeitada, cuidada e o principal, destinada à coletividade. Esse seria um bom começo!!!
Senhores políticos/administradores, vocês já são pagos e MUITO BEM pagos diga-se de passagem, para cuidar do "bolo" e distribuí-lo, a vocês foi confiada essa nobre missão, então ajam dignamente de forma a honrar o voto de confiança que lhes foi dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário