quarta-feira, 17 de julho de 2013

Navarro e sua terra Natal.

Newton Navarro foi um pintor e escritor natalense que soube bem representar através da arte a sua cidade Natal, seu povo e seu cotidiano. Newton tinha uma alma impregnada da cidade de Natal, certa vez em viagem pela Europa, teria dito: 

"Eu não acho cidade mais bonita que Natal, nem rio mais bonito que o meu rio. Eu vi uma vez o Sena. Achei uma porcaria. Vi também o Tejo e achei também uma porcaria. Mas o Potengi não. Que Azul! E os morros que protegem a cidade? E as madrugadas? E as estrelas da manhã? Só em Natal tem essas coisas. A estrela repetida no forte da pedra...uma cidade coberta de elísios, embalada pela canção dos pescadores, enfeitada de um lado e de outro, rio e mar, pelos azuis e verdes e pelas jangadas. Quer cidade maior e melhor? Não existe. Nenhuma." (NAVARRO, 1974).

Aqui estão representadas algumas das suas telas, tenho comigo a réplica de duas delas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário