quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Até quando???

Que o Nordeste é castigado pela escassez de chuvas todo mundo sabe e faz tempo. O que nem todo mundo sabe é o motivo pelo qual um problema que é quase tão antigo quanto o Brasil perdura até hoje. A quem continua interessando a seca? Ou será apenas descaso com o sofrimento alheio?
Interesses e descasos à parte, 2014 é o terceiro ano de uma seca implacável e impiedosa que castiga o nordeste, cidades inteiras do interior nordestino cujos reservatórios estão praticamente secos, algumas delas já sem o devido abastecimento, noutras a água que sai das torneiras fere o olfato mas principalmente a dignidade! 
O reservatório que ainda abastece a cidade de Pau dos Ferros no interior do Estado do Rio Grande do Norte agoniza, comenta-se que está atualmente com apenas 4% de sua capacidade, 4% de uma lama fétida que os moradores são obrigados a receber em suas casas e pagar a conta todo mês. 
A água é um bem essencial, quem não sabe disso?! Não é apenas a total falta dela que retira de um povo a sua dignidade não, mas é também estar sujeito ao uso de algo que me recuso a chamar de água, um líquido que de incolor já não tem nada faz tempo, que exala um mau cheiro insuportável. Meu Deus, é assim que vive atualmente a população da cidade de Pau dos Ferros! 
E a atual gestão, o governo do Estado só promete, até mesmo uma adutora, veja só que ironia, "adutora de engate rápido" emergencial, não chega nunca. O que se escuta são boatos, notícias de que a verba para tal empreendimento já existe, mas água normal, água limpa, incolor e inodora  que é bom, até agora nada!  
Enquanto isso o povo sofre, muitas vezes sofre calado, alguns até rezam para que a água caia do céu, que volte a chover, mas minha gente não esqueçamos disso não, lembremos do cheiro da água, de todo o sofrimento que já se arrasta desde 2012 no dia da eleição!!!
Como diz a canção do pensador: "Até quando a gente vai levando porrada, porrada, até quando a gente vai ficar sem fazer nada?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário